pao-de-queijoA comida mineira é uma celebração gastronômica que se desenvolveu com os ingredientes do povo otoctóne e as influências dos imigrantes que chegaram de vários países Europeus e Africanos. O resultado é uma combinação deliciosa que além de encher a barriga oferece sabores muito delicados e apetitosos.

Os tradicionais "Pão de Queijo", "Tutu de Feijão", "Torresmo" "Mexido de Abobrinha","Galinha Caipira", "Curau de Milho", "Pamonha", "Feijoada" contribuem para colocar a comida Mineira entre as melhores do mundo.


fogueira

Feijoada é uma designação comum dada a diversos pratos. Feijoadas são normalmente preparadas a base de feijão e carne de porco.

Ao contrário da já assentada concepção do surgimento do prato nas senzalas, feito a partir das sobras de carne da casa-grande a feijoada teria surgido no século XIX a partir da adaptação do cozido à portuguesa, prato que remonta ao Império Romano e encontra seus semelhantes na Itália, casouela, na França, cassoulet, e na Espanha, paella. Neste caso, os portugueses acrescentaram ao prato o feijão-preto, pois a mistura de carnes com legumes e feijão era um tabu alimentar para os colonos e, além disso, o rabo, as orelhas e os pés de porco não eram considerados restos e eram muito apreciados na Europa.

Leia mais no Wikipedia "feijoada"

Leia mais no Wikipedia "pão de queijo"

Read 6373 times