Pessoas Ilustres

Klênio, artista plástica
Nasceu em Boa Esperança no dia 31 de outubro de 1930. Dorense, esperancense, filho do Sr. José Jaime Passos e D. Ofélia Resende Passos. Irmão de Kleia, Cleusa, Cleide e Cleiton.

Geraldo Freire de Silva

Nasceu em Boa Esperança, Minas Gerais, em 29 de junho de 1912 e faleceu em Brasília, Distrito Federal, em 01 de julho de 2002.

Bacharel em Ciência Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Belo Horizonte, 1933. Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense no ano de 1938.

PIETRO ROMAGNOLLI

Imigrante italiano que construiu o sobrado da família Silveira Lemos (Pça. Cel. Neves), Residência do Sr. Massilon Barbosa e família (R. Capitão Neves), antiga cadeia Pública, rua Dr. Sá Brito, prédio da Prefeitura destruído pelo incêndio na madrugada de 24/9/71, velho prédio da Santa Casa de Misericórdia (reformado totalmente para a construção do segundo pavimento em 1962)

AFONSO JOSÉ FIGUEIREDO FELICORI, músico e compositor

Nasceu em 17 de setembro de 1955, e morreu em 19 de julho de 1989, aos 34 anos de idade. Era filho de Marlene Figueiredo Felicori e Cléber Felicori. Elevou o nome de Boa Esperança a todos os rincões do país, e foi detentor de vários prêmios musicais.

MARINHA FERREIRA PINTO NEVES – Como seu abnegado companheiro Dr. Mesquita, por muitos anos não mediu sacrifícios para minorar os sofrimentos dos irmãos mais carentes. Filha do senhor Ferreira Pinto e dona Candola Pinto.

JOSE MESQUITA NEVES

Nasceu em Boa Esperança no dia 1º de dezembro de 1903

Dr. José Mesquita Neves exerceu vários cargos públicos em nossa cidade, inclusive e especialmente em nossa Santa Casa, onde desempenhou, com o máximo de eficiência e dedicação, essa nobre missão de curar os enfermos. Dr. Gigico, como era conhecido, foi uma pessoa que sempre deu tudo de si em prol dos menos favorecidos e dos sofredores, como sua esposa, Dona Marinha.

Newton Freire-Maia, professor e geneticista

Nasceu em Boa Esperança no dia 29 de junho de 1918 e morreu em Curitiba no dia 10 de maio de 2003.

Seus estudos sobre casamentos consanguíneos levaram a importantes descobertas sobre os efeitos de alelos de genes prejudiciais em diferentes populações, do Brasil e do exterior.

Rubem Alves, Pedagogo, poeta, filósofo de todas as horas, cronista do cotidiano, contador de estórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, psicanalista, educador, autor de livros e artigos abordando temas religiosos, educacionais e existenciais, além de uma série de livros infantis
Nasceu em Boa Esperança, Minas Gerais no dia 15 de Setembro 1933.
É membro da Academia Campinense de Letras, professor emérito da Unicamp e cidadão honorário de Campinas,onde recebeu a Medalha Carlos Gomes de Contribuição à cultura.

Nelson Freire, pianista de música classica (um dos 5 melhores pianistas do mundo)
Nelson começou a tocar piano quando tinha três anos, surpreendendo a todos tocando peças de memória que haviam sido executadas por sua irmã. Seus professores no Brasil foram Nise Obino e Lucia Branco, que havia estudado com um aluno de Franz Liszt. Em seu primeiro recital aos 8 anos de idade, Nelson escolheu a Sonata em La maior, K. 331 de Mozart.

Lamartine Babo, poeta, escritor. Escreveu as letras da canção que eternizou a Serra da Boa Esperança, "Serra da Boa Esperança"