Turismo

Ligado às Águas de Furnas, o Lago dos Encantos com seus 3 km2 de superfície, de nível de água estável e duas rampas de acesso para barcos pequenos  é ótimo para praticar seu esporte aquático favorito.

A pesca, o veleiro, o caiaque, o jetski ou ski aquático, passeios de lancha ou barco são atividades praticadas o ano inteiro.

Há anos que não publico mais um artigo neste portal turístico de Boa Esperança. Isto porque nada de interessante acontecia na cidade, inclusive no assunto de turismo.

Recentemente, reclamações sobre a fiscalização das novas diretrizes da Prefeitura sobre o uso da Praia do Bicano. Como já tinha abordado este assunto com a administração e fui ignorado, venho mais uma vez expor meu entendimento sobre o assunto.

serra cafezais

Existem lugares onde a paisagem é tão bonita que se deve de tirar fotos.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, de estilo Neocolonial, a Biblioteca Municipal e a Casa da Cultura tem uma riqueza de documentos históricos.

A beira do Lago dos Encantos é muito bonita com vistas da cidade, da Serra da Boa Esperança e das colinas com plantações de café.

O caminho de Boa Esperança para Coqueiral é uma estrada de terra e muitos burracos mas com vistas muito bonitas. De um lado se vê parte de Boa Esperança, o Lago dos Encantos, plantações de girrasol, do outro pastagens ondulados, espaços abertos com colinas na horizonte, para frente o caminho tranquilo cercado e arvores ao longo das margens, para trás a Serra da Boa Esperança. Fica prudente dirigir devagar que nunca se sabe se vai aparecer na sua frente um motorista descontrolado ou um caminhão que occupa a pequena largura do caminho. O passeio é muito agradável.

Cafeicultura

As regiões sul e sudoeste de Minas são compostas de aproximadamente 156 municípios, a grande maioria pequenas cidades, emolduradas em montanhas e tendo uma área considerável inundada pelo Lago de Furnas. A cultura do café representa 30% da produção nacional e é de qualidade internacionalmente reconhecida.

A Serra da Boa Esperança,

Vale a pena conhecer a Serra da Boa Esperança. Caminhadas ou cavalgadas podem ser feitas para quem quer se aventurar nas trilhas. Venha descobrir cascatas e vistas panorâmicas lindas. O caminho para subir é bastante ingreme. É possível subir com um carro simples, mas com um veículo 4X4 será bem mais seguro.

O parque estadual Serra da Boa Esperança

Decreto 44.520, de 16 de maio de 2007

Localização: município de Boa Esperança, entre as coordenadas de 21°S e 46°W, com área de 5.873,9960 hectares na Serra da Boa Esperança.

Serra da Boa Esperança é uma música (samba-canção) de autoria de Lamartine Babo. A melodia foi composta por Lamartine, em 1937, sendo que a letra também é dele, com intervenções do dentista dorense Carlos Alves Netto.

Conforme informa Áurea Netto Pinto, no princípio da década de 30, do século XX, seu irmão, o dentista Carlos Alves Netto (chamado “Caro”, pelos amigos) colecionava fotos de celebridades do rádio. Ele mesmo era um artista, compunha e cantava suas próprias composições, tocava vários instrumentos, escrevia peças teatrais, pintava cenários e interpretava. Para obter as fotos dos artistas, lançava mão de todos os recursos. Inicialmente, escrevia a eles e, por vezes, para maior êxito, adotava um pseudônimo feminino. Lamartine Babo, que estava no auge do prestígio, era o artista do momento.

O reservatório é também conhecido como O Mar de Minas, a Represa de Furnas, as Águas de Furnas.

O reservatório, um dos maiores do Brasil com 1.440 km² e 3.500 km de perímetro, banha 34 municípios de Minas Gerais. A operação da Usina de Furnas está certificada pela NBR ISO 9002, desde dezembro de 2000.

O município de Boa Esperança com uma área territorial de 856,8 Kms2 se expande entre os municípios de Guapé ao Norte, Coqueiral ao Sul, Campo do Meio, Campos Gerais e Santana da Vargem a Leste, Cristais e Aguanil ao Oeste, também Ilicínea e Carmo do Rio Claro no Norte-Oeste. A beira das Águas da Represa de Furnas, a altitude é de 775 metros.